quinta-feira, 8 de maio de 2008

"São Paulo pra debaixo da ponte"

Neste sábado, 10 de maio, a cultura do individualismo e da segregação será homenageada em São Paulo. O ato pela inauguração da ponte jornalista Octavio Frias de Oliveira representa o símbolo máximo da São Paulo higienista, especuladora, corrupta e voltada ao transporte individual.

O "Estilingão", que mais do que uma ponte é um monumento, custou aproximadamente R$275 milhões. Esse dinheiro seria suficiente para construir 1000 quilômetros de ciclovias em São Paulo ou para fazer a ligação por trilhos entre o aeroporto de Congonhas e o metrô. Também poderia ser usado para manter faixas de pedestre pintadas em todas as esquinas da capital durante uma década, construir 100 quilômetros de corredores de ônibus, além de muitas praças e inúmeras habitações populares. Mas nada disso será feito.

Enquanto todos esses projetos para uma cidade mais humana são jogados pra debaixo da ponte, a inauguração do estilingão dá mais um passo mais rumo à consolidação de um mega-projeto urbanístico-financei ro, elaborado em parceria por especuladores imobiliários e poder público, com o objetivo de transferir o coração do capitalismo brasileiro para as margens do rio Pinheiros (e ganhar muito dinheiro com isso).

A conta, paga por todos os que não estão lucrando com isso, inclui a expulsão dos moradores das várias favelas da região (Jd. Edith, Real Parque, Jd. Panorama, Jd. Colombo, Paraisópolis) , do povo que realmente construiu todos esses mega-empreendimento s, mas que jamais foram nem serão convidados para nenhuma das inaugurações.

No dia 10 de maio, enquanto as elites endinheiradas comemoram a criação de mais um "monumento" para a São Paulo, nós, que não fomos convidados para a festa, vamos ocupar o espaço da maneira que nossa cidade deve ser, com poesia na praça, bicicleta na rua e gente no centro.

*Concentração: Av. Águas Espraiadas, na entrada do Jd.Edith*

*Horário: 10:00hs*

*Participe com a gente!!*

*Favela Atitude, Coletivo Ecologia Urbana, Coletivo Epidemia, Sarau do Binho, Expedición Donde Miras, Arte na Periferia, Trópis.*

Nenhum comentário: