segunda-feira, 28 de julho de 2008

Comentando a matéria da revista Fórum - Edição 60 Março 2008

A culpa é do PSDB...

Explico! São quatorze anos governando o mesmo estado, isso dá uma condição de privilégio que muitos governos não tem ou tiveram. Dispor de tempo e continuidade para se desenvolver um trabalho e até quem sabe mudar paradigmas. Afinal, as justificativas que ouvimos é que muitas vezes não dá para fazer o que se precisa em quatro anos. Paulo Freire, em uma única gestão, fez o que até hoje não se conseguiu destruir totalmente, apesar de inúmeras tentativas, que foi a criação de uma estrutura democratica de educação.

O problema não é técnico como querem fazer parecer, É POLÍTICO, por isso não dá para dissimular, temos que responsabilizar essas pessoas (o governo). Quando um aluno chega no ensino médio com defasagem na educação, que dificilmente poderá recuperar depois, alguém contribuiu para que isso acontecesse. Isso é crime! Estão negando direitos constitucionais, estão negando direitos humanos. Quatorze anos é tempo suficiente para se definir rumos, corrigir erros e afirmar os acertos. Como o problema é político, nega se o fato buscando os bodes que já conhecemos, ou seja, o professor.

Covas, Alckimin, Alckimin e agora José Serra. O que esses senhores estão fazendo? O problema da educação pública é gravíssima e só uma intervenção nessa gestão pode barrar o desmonte e a barbárie nessa suceção de desgovernos. A classe média no Brasil fez suas escolhas, houve uma opção pela educação privada, nesse caso, tanto fez ou tanto faz se a educação pública está agonizando. Estamos falando do egoímo de classe. _ “Filho de trabalhador tem que aprender no máximo as quatro operações e saber ler e escrever, o resto é luxo!” Criam pirotecnias para inchar o currículo de baboseiras e esvaziá-lo de conteúdo, vide os projetos de Informática, Cultura, etc, para as escolas que não saem do papel e criam problemas nas escolas.

O preço que já estamos pagando por essa omissão é grande, o que virá pela frente é muito pior. Sabemos que mais dias, menos dias, as vitmas desse descalabro irão cobrar a fatura.

Parabéns revista Fórum! É a primeira publicação que leio que teve a coragem de tratar dessa questão com seriedade, tem muito mais a ser revelado, só a questão da saúde dos professores já é caso para se pedir o impedimento do governador e da secretária da pasta da educação. Já chegamos aos milhares, o número de professores com traumas, com problemas psicológicos e físicos. Quando nos aprofundamos nesse assunto, parece que estamos falando de vitimas de guerra. Os trabalhadores precisam perceber que de fato é uma guerra e o inimigo se apossou do estado.

Pela responsabilização dos culpados! Impeachment neles!

Nenhum comentário: